Assim como o vestido, um dos itens mais simbólicos de um casamento é o buquê de flores. Seja pequeno, grande, assimétrico ou simétrico o que vale é escolher o arranjo que mais combinará com seu perfil e tipo de cerimônia. Vale também considerar o modelo do seu corpo e estatura.
Para auxiliar em sua escolha do buquê, separamos algumas dicas que irão facilitar em caso de dúvidas.
Cascata
Neste modelo, as flores vão descendo, criando uma sensação de queda. Considerado clássico, é um pouco mais comprido e compacto. Tradicionalmente usado em casamentos noturnos, pode ser uma boa escolha para o campo. Noivas mais baixas, neste caso, devem optar por uma cascata mais curta.
Redondo
Um dos modelos mais usados e queridos entre as noivas. Esse formato possui bastante volume, é mais solto e pode receber vários apetrechos e muitas flores. Uma dica é abusar das rodas e camélias, ou optar por uma mistura. O buquê redondo é conhecido por manter a silhueta equilibrada.
Braçada
Com um tom mais romântico, em cerimônias realizadas ao ar livre, esse buquê é levado apoiado nos braços e não nas mãos, como é o de costume. Normalmente as flores deste arranjo possuem caule, como tulipas, lírios ou boca-de-leão. Caso optar por rosas, o caule deve ser composto por uma fita. Noivas que gostam de algo mais moderno, a Braçada é uma escolha e tanto. Este buquê combina com casamentos diurnos, e para deixá-lo completo, aposte em flores que aparentam ter sido colhidas diretamente de um jardim.
Flor única
Tendência em alguns casamentos modernos, este estilo não pode ser considerado um buquê, pois contém uma única flor, mas é uma escolha comum em noivas mais seguras e que preferem que o vestido tenha mais destaque. Pode ser uma flor de sua escolha, natural ou não, desde que seja uma grande. Geralmente a mais pedida são as peônias, por ser considerada deslumbrante e rara no Brasil.