12/12/2018 às 11:13 Dicas Casamento

Superstições de Casamento

463
3min de leitura

A superstição tem uma ligação social e espiritual muito forte de que determinada situação acontece por determinada ação, causando assim, injustificadamente uma reação.

Muitas delas todos nós já ouvimos falar alguma vez, tipo que o gato preto dá azar, passar debaixo da escada, quebrar o espelho etc...

Essas superstições estão ligadas em muitas atividades sociais, inclusive o casamento. Sendo sua origem como ato religioso ou comercial, por prosperidade no casamento ou fertilidade, não importa o motivo, a verdade é que na pressa dos preparativos, todos os envolvidos no casamento, seja ele noivo, noiva, padrinho ou madrinha, sempre acaba separando um tempo para dedicar a uma ou mais superstições do casamento, para evitar que alguma coisa aconteça de errado.

Não importa qual absurda ou estranha essa superstição possa ser, ela sempre vai estar presente no dia do casamento de qualquer pessoa. É difícil saber a origem dessas crenças, mas não podemos negar que com elas todo o desenvolvimento do casamento, fica digamos interessante, afinal de contas, ninguém quer trazer azar para o casamento dos outros ou para si não é mesmo?

Portanto vou listar algumas superstições conhecidas, outras nem tanto, para que você saiba um pouco do significado, seja você noiva, noivo ou convidado para não se esquecer que elas podem estar lá no grande dia.

O primeiro a chegar é o noivo:

A noiva sempre atrasa e o noivo sempre chega primeiro, isso acontece há muitos e muitos anos não porque as mulheres demoram demais para se aprontar para o grande dia e sim porque existe uma crença de que se o homem chegar primeiro na igreja e entrar com o pé direito, ele vai atrair boa sorte boa sorte e longa vida ao casamento.

Gravata reta:

Gravata torta é sinal de infidelidade no casamento! Isso é o que diz essa crença popular, que se originou porque era como um sinal perceptivo, pois alguns homens se encontravam com outras mulheres no dia do casamento, o que era motivo para que a gravata não estivesse posicionada corretamente.

Vestido da Noiva:

Esse é o campeão das superstições. Na cultura mais antiga, o vestido tem que ser branco para demonstrar a pureza da noiva. Embora cada vez mais os casamentos tem se apropriado de cores mais fortes para o vestido da noiva.

Nome na Borda:

Prender o nome na borda do vestido, de acordo com uma crença que surgiu na idade média, faz com que os maus espíritos não consigam chegar perto da noiva e jogam azar no casamento. Além disso, ter uma dama que entra na frente jogando flores ou pétalas no chão atrai fertilidade para o casamento.

Alianças:

Somente se pode usar a aliança no quarto dedo da mão esquerda. Essa tradição aqui vem da Roma Antiga, já que acredita-se que a veia amoris (veia do coração) encontra-se nesse local.

Chovendo Arroz:

Com uma recente benção da igreja, acredita-se que jogar arroz ou pétalas de flores, vai garantir ao casal uma vida longa, cheia de amor, felicidades e riquezas.

Bolo de Casamento:

Assim como no aniversário, o primeiro pedaço deve ser cortado pelos noivos, pois assim vai assegurar uma união de partilha. Se você guardar um pedaço desse bolo e comer as bordas depois de um ano, de acordo com a crença, você terá boa sorte.

Diada semana certo:

Antigamente a lua representava para os antigos povos, um sinal de boa ou má sorte. A energia lunar das segundas feiras representava abundância e fertilidade, e nas sextas feiras, Vênus, a Deusa do amor na idade média vinha para garantir o eterno amor.

Existe uma dúvida se devemos ou não acreditar nesses rituais, mas o que não podemos negar é que eles atravessaram gerações e fazem parte do dia da noiva e do noivo. Se vamos levá los a sério é um direito de cada um.

O que não podemos deixar de fazer, é curtir e aproveitar esse momento único que simboliza o casamento. A forma de celebrar a cerimônia de casamento sempre varia muito devido muito a questões sociais, religiosas e culturais.

Então se prepare e viva o seu casamento.

12 Dez 2018

Superstições de Casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento Eliane Peroto fotografia de casamento fotógrafo de casamento em sao paulo supersticoes de casamento tradições de casamento

Quem viu também curtiu

18 de Jan de 2017

Casamento ao ar livre: TOP 5 melhores lugares do interior de SP

04 de Jul de 2018

TOP 8 locais para se casar ao ar livre no interior de SP

29 de Mai de 2019

Novidades e tendências para 2020 - evento Casar!

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp