Praticidade, tradição ou economia? O momento de escolher a data do casamento sempre gera muitas dúvidas. O casal precisa colocar muitos prós e contras na ponta do lápis, pesquisar e ainda gerenciar coisas como trabalho e lua de mel.
Uma das crenças que giram em torno das festividades de um casamento é evitar épocas festivas. Será?
Na verdade, não existe regra. A escolha deve depender de todo o contexto que envolve a comemoração. Para isso, separamos 5 passos para você considerar antes de tomar a decisão. Logo depois, alguns prós e contras sobre principais feriados que causam mais polêmica no mundo dos casamentos.
5 coisas para considerar na hora de escolher a data do grande dia:
1 - A agenda dos convidados mais importantes
Quem verdadeiramente não pode faltar no casamento de vocês? Faça uma lista com esses nomes e converse com eles para saber sobre suas disponibilidades. Se seus pais, sogros, padrinhos, irmãos, melhores amigos e familiares mais próximos planejam fazer alguma viagem, vocês precisam saber e considerar isso para que vocês contem com a presença das pessoas que mais amam.
2 - Pense na lua de mel
Quer viajar para a lua de mel logo depois do casório? Para onde? No caso de destinos internacionais, a viagem vai influenciar diretamente na data do casamento. Isso porque as estações do ano e clima são diferentes do nosso em outros países. Vai para um destino praiano internacional? é bem provável que você tenha que se casar no inverno brasileiro. Outro ponto para se lembrar é a alta temporada. Se você quiser economizar, deve evitar os meses de férias (não só as férias daqui, mas também do destino).
3 - Quais são as datas importantes para vocês?
Vocês já pensaram em se casar na data do aniversário do namoro, ou no dia em que se conheceram? Muitos casais preferem comemorar a união em datas que para eles já são emotivas e importantes.
4 - Quer economizar? Evite esses meses
Os meses mais cobiçados pelos noivos brasileiros: abril, maio, setembro, outubro e novembro. São os meses com o clima mais agradável e longe de épocas em que os brasileiros gastam mais (como natal).
5 - Vai casar em ambiente aberto? Evite esses meses
Dezembro, janeiro, fevereiro e março são os meses mais chuvosos do ano no Brasil. Se seus planos incluem a cerimônia ou festa ao ar livre, é melhor não arriscar.
Casar num feriado
Se vocês têm muitos convidados que moram longe, essa pode ser uma excelente escolha porque facilita o deslocamento. Se for num feriado prolongado, melhor ainda. Assim os convidados podem descansar após o casamento antes de pegar estrada.
Mas é importante lembrar que os fornecedores cobram mais em datas de feriado. Agora, é questão de colocar na balança.
Feriados comemorados em família
Lembra do primeiro item a considerar na hora de escolher a data? pegue a lista de pessoas mais importantes para vocês para tomar essa decisão também. Para algumas famílias, alguns feriados são mais importantes e se transformam em momentos importantes para a uma reunião familiar. É o caso da Páscoa, Dia das Mães, Dia dos pais e Natal. Nesse caso, não é legal fazer todos escolherem entre seu casamento e a reunião da família.
Ano Novo e Carnaval
Não são feriados familiares, mas muitas pessoas aproveitam esses dois feriados prolongados para viajar. Caso seu casamento seja um destination wedding (quando vocês escolhem um destino diferente para se casar), a sua festa pode se transformar na viagem em família nessas épocas. Tudo depende do estilo da sua festa e animação!