Sem dúvida, de todas as etapas que os noivos percorrem na organização do casamento, a fase mais emocionante – e mais difícil – é a escolha do look da noiva. São tantos modelos, acabamentos, estilos, acessórios. Afinal, “o que faço para saber o que realmente combina comigo?”
Não é errado se fazer essa pergunta. Quando o assunto é look, o seu gosto não é o único argumento em jogo. É preciso considerar o seu corpo, sua idade, local da cerimônia, etc.
Modelos de vestido de noiva de acordo com seu corpo
Vestido sereia: esse modelo é mais apropriado quando os ombros, o colo e o quadril se equilibram. Corpos com outros formatos podem ficar exagerados com esse modelo, por ele supervalorizar os seios e o quadril.
Vestido princesa: esse modelo é o mais procurando pelas noivas, e não é à toa. Ele se encaixa com vários formatos de corpo. Mas atenção: se você possui mais seios, não escolha o modelo tomara-que-caia.
Cintura marcada e saia evasê: perfeito para mulheres com o corpo retangular, ou seja, que possuem o quadril e os ombros alinhados e sua cintura não é definida.
Vestido com saia em camadas: para mulheres que possuem o quadril mais estreito que os ombros.
Modelo “A”: para mulheres que possuem quadris largos.
Acessórios de noiva
A escolha dos acessórios também varia de acordo com o modelo do vestido. Veja só!
O véu
Esse acessório deve contrastar ao vestido. Se o vestido tiver muitos detalhes em seu acabamento, como bordado e strass, o véu deve ser liso. O mesmo vale ao contrário: se o vestido for liso, opte por um véu mais chamativo.
O véu tradicional é o longo, que pode chegar a 5 metros. Se o vestido terminar em seus pés, sem cauda ou saia, opte por um véu que vá até a cintura. Esse modelo é ideal para casamentos durante o dia.
Grinalda
É a peça que prende o véu, mas pode ser usada sem ele – durante a festa, a noiva retira o véu e fica apenas com a grinalda na cabeça. Existem vários tipos. Os mais usados são:
Tiara: é o modelo de grinalda mais usado. Deve seguir os detalhes do vestido: o mesmo modelo de strass, pérolas ou tecido floral.
Arranjo floral: perfeito para casamento durante o dia. Combina com vestidos lisos ou bordados.
Coroa: para casamento noturno e tradicional.
Fascinator: combina com casamento diurno ou noturno, pois pode variar de tamanho e acabamento. Lembre-se sempre de combiná-lo com o vestido.
Brincos
Os brincos maiores e longos combinam com vestidos de decote e tomara-que-caia, desde que não possuem muito brilho ou bordado.
Pedrarias e peças brilhosas se encaixam melhor em casamentos noturnos. Já as pérolas, pedras coloridas ou outro rosê para casamentos durante o dia.
Ainda tem dúvidas? Escreve aqui nos comentários ;)