As vidas que se encontram e que se unem para uma jornada contínua se manifestam em forma do ritual mais tradicional e disseminado pelo mundo, esse é claro o Casamento. Essa vida se une para assim compartilhar os propósitos, sonhos e principalmente a responsabilidade e amor de duas pessoas.
Por isso, é muito importante registrar esse momento, já que ele será lembrado não só por seus amigos, mas sim por seus filhos e netos, que assim como você vão recordar e vão seguir com sua tradição de amor recontando a sua história.
A evolução da fotografia, assim como o casamento, se mantém no mesmo quesito quando se trata de tradição e longevidade. Digo isso já que a primeira fotografia de casamento registrada foi da rainha Victoria e o príncipe Albert em 1840.
Para se ter uma ideia era necessário ir até o estúdio do fotógrafo para fazer a foto, isso não abria uma brecha para que fosse possível posar espontaneamente. Somente depois do desenvolvimento da tecnologia fotográfica que foi possível realizar fotos em lugares abertos e a oportunidade de fotografar no próprio local onde ocorreria o casamento.
Com isso surgiu o álbum de casamento que garantiu a oportunidade de tirar várias fotos em poses diferentes, registrando assim momentos específicos da cerimônia e da festa.
E com a modernidade vem o leque de opções sobre o qual lente, qual pose, qual enquadramento deve ser usado no grande dia, e aí o que parece ser algo simples como tirar uma foto, acaba virando um borrão de dúvidas.
Por conta dessa grande variedade de estilos distintos vamos tentar simplificar e abordar um pouco dos 4 estilos fotográficos mais usados e que podem fazer parte e eternizar o momento mais importante da sua vida.
Tradicional:
Lembre-se que o velho é o novo, novo!. É praticamente impossível em um determinado momento fugir desse estilo, a famosa foto do brinde do casal é um clássico.
É ideal para casais mais tímidos, pois as poses clássicas e dicas dos fotógrafos conseguem a exposição perfeita sem parecer algo entediante e ensaiado. Isso claro depende muito da experiência do profissional.
Moderno:
Casais mais espontâneos e alegres, não dispensam jamais o flash e isso gera uma exposição fotográfica alegre e bem natural sem parecer exagerado, já que muitas dessas fotos são tiradas em lugares abertos;
Artístico:
Aqui o que manda é o trabalho em conjunto do casal com o fotógrafo, pode se igualar um pouco ao estilo moderno, porém o que manda aqui é genialidade e a iluminação.
Fotoreportagem:
Aqui o intuito é contar uma história, registar o que está acontecendo sem a interferência do profissional. As fotos são entre os convidados conversando, a noiva sorrindo, momentos de “surpresa” e para isso é preciso estar bem atento a tudo o que acontece na cerimônia e festa.
As fotografias são algo para o qual não se pode passar em branco!
Elas eternizam o momento e deixam lembranças felizes!
Os ensaios fotográficos do casamento podem começar cerca de dois meses antes do casamento em si, e serem finalizados somente depois da festa de casamento, ou ainda demorar até uns dias depois da festa.