Ao longo do século 21, se tornou ainda mais comum a discussão sobre os diferentes papéis do homem e da mulher não só na sociedade, mas também na vida a dois, isso porque os seus posicionamentos sobre as questões sociais já não são mais estabelecidos por uma simples questão de gênero. Azul e Rosa não definem posições já tem muito tempo, e o mesmo vale para o casamento, seja na vida de casado ou para o dia em que ele acontece.
Cada vez mais os noivos desempenham um papel mais ativo nas decisões que envolve todo o processo cerimonial do casamento. As tarefas assim, tem um peso igual para ambos já que, existem noivos por exemplo, que são mais focados na decoração do casamento, tudo por conta da sensação de identificação com a etapa mais organizacional.
Não se preocupe! Escolher o vestido sempre vai ser tarefa da noiva, assim também como a busca por elementos que o complementam como o buquê de flores, mas todos os demais itens podem ser dividos porque existem qualidades exploráveis em uma relação de divisão igualitária.
Sempre durante a relação vai ficar evidente qual dos dois é mais organizado, quem vai saber solucionar problemas mais facilmente e quem é claro, possui mais tempo para isso. É normal que com tanto trabalho, às vezes os papéis se invertam e a organização fique por conta dos dois, o casal separa as funções e os dois juntos escolhem assim os detalhes.
Então se meu noivo não se encaixa nesse perfil de marido compreensivo e altamente organizado, como fazer ele se envolver mais no casamento?
Simples!, Comunicação é a chave!
Conversar o tempo todo sobre as esperanças e objetivos e medos com o grande dia é um grande primeiro passo, pois assim vocês dividem todas as suas emoções e isso ajuda muito na divisão dos preparativos, por via das dúvidas o grande dia será dos dois. Quando os medos e inseguranças são compartilhadas talvez esse estresse que estigmatizou as noivas em tantos anos seja menos impactante. Além disso, quando vocês fazem os planos juntos estão menos propensos a entrar em conflitos um com o outro. Tanto o noivo quanto a noiva deve saber trocar e compartilhar, isso é a chave do casamento.
Por isso confiar é a base de tudo, pois de nada adianta querer a participação dele se você vai criticar toda e qualquer decisão que ele tomar sobre as lembrancinhas, ou nas sugestões que forem dadas sobre os modelos de convite do casamento. Mente aberta sempre trás o equilíbrio necessário. Além disso, confiando em seu parceiro para essas tarefas em comum, terá mais tempo para e dedicar-se àquelas que são apenas suas, como a escolha dos modelos de penteado de casamento, prova de maquiagem e vestido.
A saudade vai bater a porta depois do casamento, então fique de olho, porque tudo passa num piscar de olhos, curtam os momentos a dois. Suas lembranças não serão tão especiais se não forem compartilhadas por ambos. Perpetue esses momentos especiais com lembranças entre os dois para quando, passados anos, vocês ainda possam compartilhar as lembranças, sem que apenas um dos dois se recordem dos preparativos enquanto o outro não fazia parte da organização.
Portanto, converse com ele sobre isso sem parecer mandona ou controladora, se entrarem em acordo, passe responsabilidades, deixe-o encarregado pela escolha das bebidas e do carro. Deixá-lo escolher o carro que levará vocês à igreja é certeza que agrada 100% dos homens, afinal de contas estamos falando sobre carros, com certeza, algo que ele fará sem reclamar. Deixar que ele escolha as bebidas ou os drinques da festa também é uma boa opção.
Deixe ele cuidar das questões burocráticas. Um casamento só acontece da maneira desejada com a assinatura de muitos contratos e leituras de cláusulas e mais cláusulas. Portanto deixe a parte da cerimônia civil e pela separação de documentos necessários para outros momentos.
Faça o pensar e opinar sobre a decisão final de muitas dúvidas como o sabor do bolo por exemplo. Se você quer um sabor de bolo e ele outro, por exemplo, trate de não levar apenas a sua opinião em consideração. Por isso, chame-o para ajudá-la nas escolhas, mesmo que ele não se prontifique. O casamento é dos dois, por isso, os dois decidem.
Deixe ele escolher o local da lua de mel, afinal de contas essa parte é algo que ele vai adorar fazer. Hoje em dia é moda que o noivo fique responsável por essa parte do casamento. Detalhe! eles fazem segredos sobre o local e só revelam para a noiva quando chegam ao local da lua de mel.
Não resta dúvidas que o casamento é o passo mais importante na vida de duas pessoas e, por isso, é tão significativo que todas as escolhas sejam decididas em união, e que desde o primeiro momento ambos se comprometam, inclusive anotando as boas ideias e depois compartilhando impressões. Com o fim da “olimpíada de casamento” , vocês vão desfrutar, e relembrar desse dia todos os meses em seus aniversários de casamento, porque recordar também é viver.