Nem todos os casais sonham em se casar no formato tradicional religioso, ou mesmo celebrar com uma grande festa seguindo os protocolos do buffet e a ordem dos fatos durante a comemoração. Nesse empasse, infelizmente, muitos deixam de celebrar de qualquer forma, por falta de informações. Foi pensando nisso que decidi dedicar o post de hoje para mostrar aos casais que existem muitas outras opções!
Juiz de Paz
Para os casais que não possuem religião, mas querem marcar o início da vida a dois com uma cerimônia, existe a opção de substituir o padre ou pastor pelo Juiz de Paz. Ele conduzirá a cerimônia e dirá o “grand finale” com a mesma validade dos representantes religiosos.
Celebrante
O celebrante de casamentos também possui a autorização de outorgar uma união civil. A diferença entre ele e o Juiz de Paz é a descontração. O Juiz de Paz celebra o evento de forma simples, burocrática. Já o celebrante quebra protocolos ao fazer discursos divertidos, emocionantes ou até mesmo fazer combinados com os noivos para surpreender os convidados.
Recepção intimista
Também temos o casamento civil convencional, realizado no cartório. Muitos casais o preferem pela simplicidade e/ou ser mais intimista, apenas com os amigos e familiares mais próximos ao casal. Uma opção prática, com baixo custo, é recepcionar esses poucos convidados em sua própria casa, com um café colonial.
Comemoração em restaurante
Opção prática e com baixo custo. O casal pode reservar um espaço do restaurante preferido do casal para compartilhar esse momento de alegria com os amigos e familiares.
Miniwedding
Na tradução literal do inglês, significa casamento pequeno. Nessa modalidade, tanto a cerimônia da união civil como a festa têm teor intimista. Pode ou não ser de luxo, afinal, o tamanho não é sinônimo do orçamento. São muitas as opções para o miniwedding: realizar numa casa de campo, fazenda, salão de festa de médio porte, etc.
Luau
Entre fazer ou não festa de casamento, o luau está no meio termo. Isso porque ele é considerado uma festa, porém de baixo custo e de menor tamanho. Ideal para casais que moram em cidades do litoral, ou mesmo aqueles que querem fazer do seu casamento uma grande viagem entre amigos!
Almoço/Jantar íntimo
Alugar um espaço apenas para realizar um pelo jantar, com buffet e garçons. É uma opção elegante, intimista e ao mesmo tempo, tradicional. Vale a pena considerar essa opção!