Não se engane! Casamento informal não é sinônimo de casamento pequeno, simples, que custa pouco. Casamento informal em sua melhor definição significa: casar-se sem se prender às formalidades do casamento tradicional. Em outras palavras, é um casamento sem amarras ou obrigações, seguindo apenas as vontades mais intrínsecas dos noivos.
A cerimônia
Em um casamento informal, a cerimônia não precisa ser necessariamente na igreja. Casais que optam por esse estilo costumam escolher locais abertos, para se casar durante o dia ao ar livre. Pode ser o quintal da casa dos pais, uma chácara ou hotel fazenda, num resort na beira da praia, ou ainda no “quintal” de um lindo bistrô. Clique aqui para conhecer o bistrô mais famoso de São Paulo entre as noivas.
A cerimônia pode ser conduzida por um juiz de paz, ou um amigo íntimo do casal, sem formalidades.
A lista de convidados
Sem sentir a necessidade de incluir pessoas na lista por obrigação, o casamento informal pode ser realizado na presença apenas dos pais, irmãos e amigos mais íntimos do casal. Ou então, familiares e amigos que fazem realmente parte da vida do casal (nada de amigos dos parentes, sabe?).
Já escrevemos aqui no blog um artigo inteirinho sobre como preparar a lista de casamento. Clique aqui para ler.
A festa
Quando optam por uma cerimônia ao ar livre, ou num local aconchegante para os noivos e convidados, é comum que a festa aconteça ali mesmo! Sem dor de cabeça com o deslocamento de todos.
A festa pode ser um brunch com música ao vivo, onde todos possam se servir, comer de pé e se divertir assistindo uma banda querida por todos.
A roupa dos noivos
Você já deve ter ouvido falar que a roupa dos noivos deve “conversar” com o local da festa, decoração, enfim...com o estilo da comemoração. Logo, pode-se abrir mão do vestido longo, branco e pesado, e do smoking completo. O noivo pode vestir roupas claras, também. A noiva pode optar por um vestido midi. As possibilidades são mil!
Os comes e bebes
Brunch, comidas leves, aperitivos ao invés de jantar e sobremesa. Bebidas refrescantes ao invés de vinho e champanhe. Cupcakes ao invés de um bolo enorme difícil de cortar. A praticidade deve comandar a escolha do cardápio para que todos se sintam confortáveis enquanto comem.
A duração
Outra grande tendência que tem conquistado as famosas e os casais brasileiros em geral, é a comemoração que dure 2 ou 3 dias. Começando na sexta feira, com um lual, cerimônia e festa no sábado e um típico churrasco brasileiro no domingo, por exemplo.