A celebração do amor
A celebração do casamento sempre esteve ligada diretamente a religião dos noivos, e devido a isso, ela segue determinados preceitos ligados a ela. Mas pode ocorrer que os noivos tenham religiões diferentes, ou até mesmo nenhuma.
Isso acontece com muita frequência, já que o casamento não formal vem crescendo muito aos longos dos anos. Esse tipo de cerimônia tem ganhado espaço, porque não é preciso que nenhum dos noivos tenham que abdicar de suas crenças e rituais que sua religião abrange para fazer seus votos.
Afinal de contas, quando o sentimento ultrapassa qualquer estereótipo de casal perfeito, vemos que amor não se trata de religião e sim do verdadeiro sentimento entre duas pessoas.
Um casamento que não ocorre perante de tradições e crenças religiosas, damos o termo de Casamento Ecumênico, ele é uma ótima opção para casais que não querem se casar na igreja, é também uma chance de unir familiares e amigos em uma celebração que às vezes pede a sua participação, e isso pode ser emocionante para todos.
Com esse tipo de cerimônia é possível escolher todos os detalhes que tem mais haver com o casal como local, arranjo de flores, padrinhos local… enfim existe a possibilidade de celebrar o seu dia em grande estilo. Seus convidados irão adorar participar de uma cerimônia tão original, e será uma forma marcante de deixar clara a importância de cada pessoa na vida do casal que começa uma nova jornada.
Essas cerimônias têm uma pegada mais clássica, e aderem a uma decoração de casamento feito na igreja ou decorações mais alternativas, sem muito apelo a questões de religião, existem muitos rituais que podem ser usados no momento do “aceito”. Aqui vou listar alguns deles, que podem até serem usados e um casamento civil por exemplo.
Cerimônia das areias
Essa aqui é muito usada até em casamento religiosos e civis, muitos casais acabam por incluir esse ritual na cerimônia, graças ao seu significado. Acredita-se que ao juntar cores diferentes de areia em uma jarra, o casal jamais poderá ser separado. Durante esse ritual o casal também pode trocar frases curtas de amor, para tornar o momento ainda mais especial.
Cerimônia do vinho
Igual a cerimônia das areias, aqui os noivos misturam três diferentes tipos de vinhos em uma taça. Após os noivos bebem todo o vinho e ao final quebram a taça juntos, isso tem o significado de que ninguém jamais irá se intrometer do amor deles.
Cerimônia da árvore (planta)
Essa cerimônia combina muito com casais mais aventureiros, ligados a natureza e com o espírito livre.
O casal deve plantar uma muda de árvore juntos, além de um ato pelo de simbologia ao amor que crescera, é uma alternativa consciente já que, estão plantando uma árvore juntos, aumentando a importância da preservação da natureza.
A muda pode ser de qualquer tipo, os dois colocam a semente em um jarro, a cobrem de terra e regam juntos.
Cerimônia Vela
Devido a sua representação na religiosidade dos casamentos mais tradicionais, porque tem valor simbólico voltado a família. A vela traz consigo a simbologia de fogo e luz que representam vida e amor.
Diferente dos outros rituais, esse aqui precisa da participação dos familiares do noivos.
São utilizadas três velas: uma para a família da noiva, outra a do noivo, e a terceira será a vela que representa a nova família que surge dessa união.
O familiar noivo acende uma vela e um representante da família da noiva faz o mesmo. Depois os noivos devem segurar essas velas para acederem a terceira, que irá simbolizar a família que eles vão construir.
Antigamente o casamento era algo totalmente padronizado, quase que sempre ensaiado. Com o passar dos anos foi possível quebrar esse tabu e incorporar diversas novidades e elementos de outras culturas.
Embora ele não seja realizado na igreja ou tenha cunho religioso, o casamento não religioso tem todos os elementos de um casamento comum. São decorações, detalhes, ensaios pré e pós-wedding, trilha sonora e até drinks pensados exclusivamente para o gosto dos noivos.
Mas, isso são apenas detalhes, todo o evento que é o casamento em si, trata-se apenas da celebração do amor de duas pessoas que decidem passar o resto da vida juntas.
Para um casamento não religioso, deve-se primeiro encontrar alguém que celebre a união do casal. Depois de escolher não a dedo é claro quem vai celebrar o casamento, basta escolher o rito que mais combina com você.