Quando um casal sonha com o casamento, passam horas imaginando cada pequeno detalhe que tornará ele único.
Não existem dúvidas sobre a importância dos detalhes: eles transmitem a personalidade do casal, contam a história do romance dos dois, mostram quais são os gostos e personalidade de cada um.
E uma das formas de conseguir tudo isso é caprichar na papelaria do casamento. Ela muitas vezes pode até fazer parte da decoração, lembrancinhas e muito mais!
No artigo dessa semana, vou compartilhar com vocês algumas informações, ideias e dicas importantes para que essa parte tão importante do casório fique ainda mais especial.
Identidade Visual
A identidade visual do casamento será a marca do evento na memória dos convidados. Tudo começa por aqui: a escolha das cores, dos elementos, conceito, estilo. O ideal é que para criar essa identidade única que vai guiar toda decoração, você contrate um profissional especializado nisso.
O profissional designer vai considerar como vai ser o casamento (se vai ser na praia, campo ou fechado, dia ou noite), qual o tema do casamento (retrô, rústico, clássico, moderno, romântico), e é claro, vai considerar a personalidade do casal e seus gostos pessoais.
A partir daqui, você pode encomendar o designer da papelaria.
Convites
Save The Date
O primeiro convite que você pode fazer é o save the date (tradução: lembre-se desta data). Ele funciona como a prévia do convite oficial, e você pode tanto enviar para os convidados por correio, quanto divulgar nas redes sociais e enviar por e-mail para os convidados.
O que não pode faltar nesse convite: uma foto do casal, a identidade visual escolhida e a data do casório. Não tem necessidade, nesse convite, de informar local e horário.
Padrinhos e Madrinhas
Depois de anunciar o casamento, os melhores amigos ficarão apreensivos e ansiosos para saber quem serão os padrinhos e madrinhas.
Logo, o próximo convite que você vai criar será para essas pessoas especiais! Aqui vocês podem ser muito criativos. Além de manter a identidade visual, tradicionalmente precisa ter um formato diferenciado. Abaixo algumas ideias:
Chá de panelas
Geralmente o chá de cozinha, ou chá de panelas, é realizado apenas com familiares e os padrinhos/madrinhas. Pode ser impresso ou digital. Precisa conter a lista de presentes para o chá ou um endereço de site para que os convidados possam acessar e escolher o seu.
Cerimônia e festa
Agora sim, o convite oficial. Tradicionalmente, é dividido em suas partes: cerimônia e festa. Podem ser entregues juntos, com destaque sempre para a cerimônia. Esse convite com certeza já será uma prévia do estilo e decoração do casamento. Veja algumas inspirações:
Decoração
Itens de papelaria também podem fazer parte da decoração do casamento. Além de serem mais delicados e poderem ser levados pelos convidados, saem mais em conta.
Marcação de mesa
A marcação de mesa pode conter o número da mesa, os nomes dos convidados e "orientações", como o cardápio, hashtag que os convidados devem usar nas redes sociais quando publicarem fotos e até cronograma.
Lembrancinha
Você pode investir em lembrancinhas de MDF e mandar fazer adesivos com a identidade visual do casamento para deixá-lo com a cara de vocês. Caneca, copo, taça, caixinha com docinhos. Tudo isso pode ser enfeitado com a identidade visual que vocês criaram.